Essa semana estive, como sempre, observando as pessoas. Por dia eu passo por três cidades, encontro pessoas de diversas classes, pensamentos, comportamentos, graus de instrução. São pessoas que respondem de uma forma diferente a cada vez que são postas à prova. É interessante analisá-las todos os dias como se eu não estivesse ali, como se elas não pudessem me ver, sem deixá-las sentir a minha presença. Eu gosto, isso me diverte.
As atitudes dos que me cercam, mesmo que não estejam ligadas a mim, também me servem de incentivo. É como se fosse aprender através de uma experiência, uma experiência que não foi minha, e não é por isso que ela deixa de se tornar importante diante de todas vividas por mim.
Costumo pensar que tudo tem um motivo, tudo mesmo. E os motivos daquele outro não são melhores e muito menos, inferiores aos meus. Por isso analisar as atitudes de cada um se torna tão importante quanto parar para refletir sobre as minhas. Claro que nem sempre consigo aplicar isso.
Eu me sinto cercada de pessoas que buscam cada vez mais a satisfação de seus próprios desejos, a busca da felicidade, a realização de tudo. E elas não estão erradas, se é isso que pode nos dar a sensação de satisfação que tanto buscamos, então vamos atrás. Essa tal de felicidade é tão divulgada, às vezes até nomeada e enumerada, até dizem exatamente o que devemos ter para acalçá-la.
Eu nunca conheci ninguém que conseguisse dizer que será feliz com tal coisa, e que quando conseguisse, afirmasse que estava sendo feliz, e mesmo depois de perder ou de ter passado, continuasse sentindo aquela mesma sensação. Não estou dizendo que isso não possa acontecer. Só acho que o que te FARÁ feliz não é nada disso do que você deseja. O que te FAZ feliz hoje, você não imaginava que tivesse tal poder. E o que te FEZ feliz um dia, com toda a certeza deixou de fazer por alguma decepção. Sim, é muito confuso, e absolutamente contestável também.
Pense em toda a sua vida. Você já deixou de ser feliz em algum instante por estar buscando a felicidade em um lugar que ela não estava? tenho certeza que em muitos. A resposta para praticamente tudo está no que nos rodeia e sempre esteve ao nosso alcançe. O nosso maior desafio é enxergar, e não conseguir alcançar como todos pensam.
Vamos nos preparar para criar as respostas e sempre colocá-las em lugares que possamos achar novamente. Vamos ser parte dessas respostas. Vamos procurar essas respostas somente onde e em quem achamos que realmente vá valer a pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário